quarta-feira, 17 de agosto de 2011

roteiro em Londres pelos passos dos Beatles

Ticket to ride: um roteiro em Londres pelos passos dos Beatles


Ingrid Rasmussen | Britainonview
Marcas dos Beatles estão por todos os lados
por Christian Brandão
Se você for para Londres, ou se é um aficionado por Beatles, está na hora de fazer um tour pela trajetória da banda. Sim, eles eram de Liverpool, mas a história desses meninos está estampada nas ruas da capital inglesa.
O passeio pode começar pela loja dos Beatles, na Baker Street, 231, onde você encontra todos os badulaques que imaginar. E já que você já está na região, aproveite também para dar uma espiadinha na casa de Sherlock Holmes, na mesma rua,número 221b.
Bastante próximo também está o Madame Tussauds, um museu de cera com várias celebridades, incluindo uma réplica dos Beatles.
Nos estúdios da Abbey Road, um dos mais famosos marcos londrinos do rock’n roll, é hora dos fãs ficarem histéricos. Foi lá que o quarteto gravou muitas de suas músicas, como “Love Me Do” e “All You Need is Love”.
É nesta mesma rua, quase chegando na Grove End Road, que você pode tirar uma foto na famosa faixa de pedestres da capa do disco “Abbey Road”. Mas cuidado, algumas pessoas já foram atropeladas nessa situação.
Vá também ao Hard Rock Café. Instalado na Old Park Lane, 150, fica próximo à estação de metrô Hyde Park Corner. Lá estão músicas escritas à mão por Lennon, como “Imagine” e “Instant Karma”, além da jaqueta e óculos que ele usou durante um show em Nova York.
E mesmo banheiros públicos entram no roteiro. O da Soho, na Broadwick Street, foi onde John Lernnon gravou para o programa de Peter Cook and Dudley Moore’s, imortalizando seus óculos redondos.
Vá também ao teatro Palladium, na Argyll Street, primeiro local onde a imprensa flagrou fãs gritando ensandecidas. Foi o marco inicial da Beatlemania.
Andando mais alguns quarteirões, até a Savile Row, chega-se à produtora do grupo, a Apple. Finalize seu tour no local onde os Beatles fizeram uma apresentação histórica. Em janeiro de 69 o grupo cantou sua última canção no telhado do edifício.
Se quiser alongar a jornada, passe pelo The Beatles Story (beatlesstory.com), em Liverpool. O local é uma

sábado, 13 de agosto de 2011

Lisboa em 2 dias, Visitar Lisboa Portugal Diário de Viagens

Dia 1: Lisboa – Chegada ao Aeroporto, Transportes, Hotel, O que Visitar

Chegada ao aeroporto de Lisboa. Dependendo das horas que chega o seu avião ao aeroporto da Portela em Lisboa, você irá por as malas ao seu hotel, e sair um pouco para conhecer e visitar Lisboa.

Fotografia do aeroporto de Lisboa
Fotografia do aeroporto de Lisboa

Fotografia da vista de Lisboa do cimo do Castelo de São Jorge
Fotografia da vista de Lisboa do cimo do Castelo de São Jorge

Transporte aeroporto hotel / centro da cidade

A melhor maneira de ir do aeroporto ao seu hotel é apanhar um táxi directo, ou então, apanhar um autocarro shuttle na saída do aeroporto, que o deixará na próxima estação de metro onde pode então facilmente se dirigir para onde o seu hotel se encontra. Eu aconselho a ficar num hotel no centro da cidade, junto à Baixa Pombalina, local onde pode apreciar a cidade antiga e passear um pouco conhecendo alguns locais fabulosos e visitar alguns monumentos muito interessantes.

Mapa do Aeroporto de Lisboa
Mapa do Aeroporto de Lisboa
Mapa do Aeroporto de Lisboa

Autocarro do aeroporto: O autocarro / ônibus Aerobus CARRIS nº 91 vai chega ao centro da cidade em 20 minutos. Os autocarros 5, 22, 44, 45 e 83 servem diversos destinos dentro e ao redor do centro de Lisboa. O Aerobus Carris nº 91 funciona todos os dias das 7h45 às 20:45. Os bilhetes custam 1,35 Euros, comprados dentro autocarro / ônibus; você também pode comprar um bilhete diário de autocarro que pode ser também utilizado na rede de eléctricos. Este bilhete diário custa 3,35 Euros.

Aerobus e Aeroshuttle: A CARRIS dispõe actualmente de duas carreiras de serviço especial entre o Aeroporto de Lisboa e o Centro da cidade: Carreira 91 – AEROBUS (Aeroporto – C. Sodré) + Carreira 96 – AEROSHUTTLE (Gare do Oriente – Praça de Espanha). Nestas duas carreiras o bilhete é adquirido a bordo e tem o preço de 3,50 €, sendo igualmente válido para toda a rede da CARRIS durante o dia de aquisição desta tarifa de bordo.

Fotografia da paragem de autocarros à saída do Aeroporto da Portela em Lisboa
Fotografia da paragem de autocarros à saída do Aeroporto da Portela em Lisboa. Foto tirada por Mark’n Markus

Táxi do aeroporto: Táxis com taxímetro estão disponíveis 24 horas por dia. A praça de táxis no aeroporto de Lisboa situa-se na parte exterior das áreas de chegadas e partidas. Alguns táxis irão cobrar extra pela bagagem, mas os preços devem rondar os 15 Euros; um pouco mais à noite. Alguns táxis podem tentar ir por um caminho mais longe mas a viagem sem trânsito não deverá durar mais de 15 minutos para cerca de 7 km de viagem desde o aeroporto até à Baixa no centro de Lisboa. É normal haver muito trânsito em Lisboa – algo que o taxista não pode evitar.

Fotografia de táxis à saída do Aeroporto da Portela em Lisboa
Fotografia de táxis à saída do Aeroporto da Portela em Lisboa. Foto tirada por Azorean1

Procura um hotel em Lisboa? Compare preços, mapas e fotografias aqui: Hotéis em Lisboa

Compare

Fotografia do centro da cidade de Lisboa em Portugal

em Lisboa

Lisboa é uma das capitais mais bonitas da Europa. Aqui encontrará uma luminosidade única, imensos museus, monumentos, palácios, praças, igrejas, cafés, etc. Uma lenda popular e romântica conta que a cidade de Lisboa teria sido fundada pelo herói grego Ulisses e que tal como Roma o seu povoado original era rodeado por sete colinas. Assim, os gregos chamam à cidade de Olissipo, proveniente do nome do herói.

Lisboa capital de Portugal
Lisboa capital de Portugal

Neste seu 1º dia em Lisboa aconselho a explorar um pouco a Baixa Pombalina, as suas ruas e igrejas. Não deixe de visitar também a zona antiga de Alfama, na encosta do castelo, pode aproveitar para visitar quando for para o Castelo de São Jorge, já que este bairro fica mesmo ao lado do mesmo.

Antes de andar ou apanhar o eléctrico até Alfama / Castelo de São Jorge, vá logo subir o Elevador de Santa Justa, monumento nacional único na Europa que liga a Rua do Ouro e a Rua do Carmo ao Largo do Carmo. O Elevador de Santa Justa tem uma estrutura em estilo neogótico e foi construído entre os anos de 1898 e 1901 pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard. O bilhete de Santa Justa é válido para duas viagens neste Elevador, incluindo acesso ao Miradouro. Tem um preço de 3 EUROS e é vendido exclusivamente na bilheteira de Santa Justa. Do topo do elevador pode ver toda a Baixa Pombalina e o Castelo de São Jorge do outro lado. Veja a foto em baixo para uma ideia geral do que é a vista do cimo do Elevador de Santa Justa.

Centro de Lisboa visto do Elevador de Santa Justa

Clique na foto para aumentar e explorar melhor.
Fotografia da autoria de As Viagens do Tiago.

Eléctrico Carris número 28 – Lisboa

Fotografia da eléctrico 28 em Lisboa Portugal
Fotografia da eléctrico 28 em Lisboa Portugal, Foto de Catarina

Para chegar ao Bairro de Alfama pode apanhar o emblemático eléctrico número 28. Não perca esta pequena viagem num antigo meio de transporte alfacinha (alfacinha = algo de Lisboa). O eléctrico 28 começa no Martim Moniz e acaba no Campo Ourique. Cuidado com os batedores de carteiras dentro do bonde.

Mapa do Eléctrico 28 da Carris em Lisboa
Clique no mapa para aumentar e explorar melhor.

Percurso Eléctrico Carris número 28 – Lisboa
Percurso Eléctrico Carris número 28 - Lisboa Portugal

Vídeo passeio no bonde / eléctrico nº 28 em Lisboa

Vídeo do passeio no bonde eléctrico 28 que passa por locais históricos da cidade, e é uma óptima opção para turistas em Lisboa.

Fotografias de Alfama

Castelo de São Jorge Lisboa

Fotografia do Castelo de São Jorge em Lisboa
Fotografia do Castelo de São Jorge em Lisboa. Fotografia tirada por Kamikaze GT.

Não perca então o Castelo de São Jorge para ver o por do Sol do topo deste maravilhoso lugar. Vá um pouco antes do por do Sol para poder explorar um pouco o castelo antes de ficar descansado a apreciar este belo momento de Lisboa. Vai adorar o castelo e a vista de Lisboa do miradouro. Assim terá também uma melhor percepção do que é o centro de Lisboa.

Fotografias de Lisboa do cimo do Castelo de São Jorge

Fotografia da Estátua de Dom Afonso Henriques no Castelo de São Jorge em Lisboa
Fotografia da Estátua de Dom Afonso Henriques no Castelo de São Jorge em Lisboa.

Mapa do centro de Lisboa

Clique no mapa para aumentar e explorar melhor.

Sé Catedral de Lisboa

Fotografia da Sé Catedral de Lisboa
Fotografia da Sé Catedral de Lisboa

Você não pode perder uma visita ao interior da Sé Catedral de Lisboa, a caminho da costa do Castelo direcção a Alfama. Se apanhar o eléctrico para cima, então visita a catedral no caminho a pé para baixo de volta para a Baixa de Lisboa. A Sé de Lisboa foi construída no local de uma antiga mesquita. O nome original é a Igreja de Santa Maria Maior e foi mandada construir em 1150 por D. Afonso Henriques três anos depois de ter conquistado Lisboa aos Mouros.

Fotografia da Sé Catedral de Lisboa
Fotografia dos vestígios de construções fenícias descobertos sob a Sé de Lisboa.

A arquitectura da Sé é uma mistura do Estilo românico e do Estilo gótico português. A não perder dentro da catedral são as escavações da cidade fenícia, e também à esquerda da entrada a capela franciscana que contém a pia onde o Santo António foi baptizado em 1195, e que está decorada com azulejos que representam Santo António a pregar aos peixes.

Fotografia da Pia baptismal onde foi baptizado Santo António, no interior da Sé Catedral de Lisboa
Fotografia da Pia baptismal onde foi baptizado Santo António, no interior da Sé Catedral de Lisboa. Foto tirada por Georges Jansoone.

Mapa da Sé Catedral de Lisboa – Igreja de Santa Maria Maior
Mapa da Sé Catedral de Lisboa - Igreja de Santa Maria Maior

Fotografias de Lisboa

Procura um hotel em Lisboa? Compare preços, mapas e fotografias aqui: Hotéis em Lisboa

Compare

Dia 2: Lisboa – O que visitar, Belém, Museus de Arte e Parque das Nações

Saia de manhã cedo e apanhe o eléctrico número 15 da Praça D. Pedro. Este eléctrico novo vai leva-lo todo ao longo do Rio Tejo, passando pelo Cais do Sodré até chegar à zona de Belém. Belém é o local onde poderá visitar: O Mosteiro dos Jerónimos, a Torre dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o grande Museu de Arte Berardo (antigo Centro Cultural de Belém).

Fotografia da Torre de Belém em Lisboa Portugal
Fotografia da Torre de Belém em Lisboa Portugal

Eléctrico Carris número 15 – Lisboa

Fotografia da eléctrico 15 em Lisboa Portugal
Fotografia da eléctrico 15 em Lisboa Portugal

Mapa do Eléctrico 15 da Carris em Lisboa
Clique no mapa para aumentar e explorar melhor.

Percurso Eléctrico Carris número 15 – Lisboa
Percurso Eléctrico Carris número 15 - Lisboa Portugal

Padrão dos Descobrimentos

Fotografia do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa
Fotografia do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa

Este é um monumento muito interessante de Lisboa. O Monumento aos Descobrimentos conhecido como o Padrão dos Descobrimentos situa-se à beira rio em Belém. O Padrão dos Descobrimentos foi inaugurado em 1960 para comemorar os quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique – o Navegador. Não perca a subida ao terraço deste edifício e apreciar uma vista espantosa do Rio Tejo com a Ponte 25 de Abril e da zona de Belém.

Fotografia do Padrão dos Descobrimentos
Fotografia do Padrão dos Descobrimentos tirada por Raul Pires Coelho. Este fotografo tem excelentes imagens de Lisboa. Veja as fotografias dele na sua página no Flickr.

Mosteiro dos Jerónimos

Fotografia do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
Fotografia do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Foto tirada por Alves Gaspar.

Classificado como Património Mundial pela UNESCO. Este é sem dúvida um dos melhores e mais bonitos monumentos de Lisboa. Não pode perder explorar este mosteiro por dentro e se deslumbrar com esta arquitectura. É um edifício muito fotogénico por isso não se acanhe e tire muitas fotografias.

Torre de Belém

Fotografia da Torre de Belém em Lisboa Portugal
Fotografia da Torre de Belém em Lisboa Portugal

Classificada como Património Mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal. Esta torre é um dos símbolos de Lisboa e um dos símbolos de Portugal. Foi daqui que saíram as primeiras caravelas para as Descobertas portuguesas por esse mundo fora. Este edifício tem um peso histórico enorme na história de Portugal. Um local a não perder. O monumento reflecte influências islâmicas e orientais, que caracterizam o estilo manuelino e marca o fim da tradição medieval das torres de menagem. A nave do baluarte abre 16 canhoneiras para tiro de artilharia. Esta torre é um edíficio muito exótico. Pode entrar e visitar por dentro.

Fotografias Rio Tejo Junto ao Padrão dos Descobrimentos

Por do Sol no Parque das Nações

Fotografia do por do Sol no Parque das Nações
Fotografia do por do Sol no Parque das Nações, pode ver o edifício do Oceanário do lado esquerdo. Foto tirada por Raphael Ribas Lopes.

Para acabar o seu 2º dia em Lisboa, porque ir até o moderno Parque das Nações? Apanhe o metro até à Linha Vermelha e saia na Estação do Oriente. Pode aproveitar para andar no teleférico do parque, e, porque não acabar a 2ª noite em Lisboa a ir ao cinema no Centro Comercial Vasco da Gama? Aproveite e vá às excelentes salas de cinema deste centro comercial que tem água nos tectos.

Fotografia do interior do Centro Comercial Vasco da Gama em Lisboa
Fotografia do interior do Centro Comercial Vasco da Gama em Lisboa. Foto tirada porGiuseppi Vitaliti.

Mapa do Metro de Lisboa
Mapa do Metro de Lisboa em Portugal
Mapa do Metro de Lisboa em Portugal

Fotografia do Parque das Nações em Lisboa
Fotografia do Parque das Nações em Lisboa. Foto tirada por Ana Chao.

VOU VIAJAR PARA PORTUGAL, DICAS IMPORTANTES PARA ANTES E DURANTE A SUA VIAGEM.

Dicas de Viagem - Lisboa - Portugal

Documentos

Para menores de 18 anos é obrigatória a autorização do pai e da mãe. Nos casos em que esteja viajando na companhia de apenas um dos pais é necessário autorização por escrito do outro.

Não deixe de levar a carteira de motorista, pois ela é aceita na maioria dos paises quando se deseja efetuar uma locação de veículos.

Antes de viajar

Prefira viajar acompanhado e utilizando pacotes. Com uma pessoa para a conta do restaurante e o quarto de hotel, as tarifas saem bem mais em conta. Isso acontece porque a estrutura dos hotéis é voltada para o atendimento de grupos.

Antes do embarque, leia sobre o destino escolhido (cultura, pontos turísticos, dicas de viagem) para poder aproveitar melhor os passeios e deixe com seus familiares informações detalhadas sobre seu roteiro, para facilitar o contato em caso de emergência.

O seguro viagem é um item que não deve faltar na sua bagagem, pois pode evitar grandes prejuízos e ajudar a resolver problemas inesperados. O mais importante é o seguro de assistência médica que permite o atendimento em hospitais e clínicas. Alugar um carro antes de embarcar vale a pena para quem quer se aventurar.

Bagagem

Identifique sua mala (nome, endereço, telefone etc)

Leve apenas o essencial, você estará em férias e não em um desfile de modas...

Na mala de mão, leve sempre uma troca de roupa e um casaco, pois em caso de extravio de bagagens você não será pego desprevenido

Confira a voltagem local e se necessário leve adaptadores para os aparelhos elétricos essenciais.

Peso:

Em vôos domésticos o limite é de 20 kg por pessoa

Em vôos regionais o limite é de 10 kg em aviões com até 50 assentos.

Crianças de até 2 anos não têm direito a bagagem em qualquer vôo.

Excesso de bagagem: A taxa cobrada é de 1% a 2% da tarifa básica, por quilo.

No ato do despacho, a empresa aérea deve entregar ao passageiro o comprovante correspondente à bagagem embarcada, com indicação dos pontos de partida e destino e número da etiqueta de bagagem.

Itens transportados gratuitamente: Bolsa de mão, maleta ou equipamento que possam ser acomodados sob o assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave, com peso máximo de 5 quilos e dimensão total não excedendo a 115 centímetros. Porém a norma não se aplica a crianças ou infantes (que pagam 10% da tarifa)

Bagagem danificada, extraviada ou violada: Em caso de danos ou sinais de violação a bagagem deve ser retirada da esteira do aeroporto pelo passageiro, que precisa comunicar o problema imediatamente à companhia aérea. Será preenchido um relatório contendo os detalhes sobre os danos causados. A empresa aérea será responsabilizada e deverá pagar indenização ou reparo da bagagem. Em caso de extravio, o passageiro deverá comunicar o problema antes de deixar a área de entrega das bagagens. A empresa aérea tratará de localizar a bagagem e se não obtiver êxito, indenizará o passageiro.

Transporte de animais, valores e artigos perigosos: O transporte de animais é possível desde que sejam atendidas as seguintes exigências - fornecimento de atestado de sanidade animal obtido junto à Secretaria Estadual de Agricultura ou em um posto do departamento de defesa animal; embalagem de transporte adequada ao tipo e tamanho do animal; solicitação de reserva de 48 horas; e receita do veterinário indicando a quantidade de tranqüilizante a ser ministrada ao animal.

Muitas empresas aéreas aceitam transportar cargas especiais, tais como objetos de valor, restos mortais, materiais úmidos e líquidos em geral. Os artigos considerados perigosos para os passageiros e aeronave dependem de consulta antecipada a empresa. São eles: agentes etiológicos, artigos venenosos, combustível líquido, explosivos, gases comprimidos, líquido pirofórico, materiais corrosivos, materiais magnéticos, oxidantes, polimerizáveis e radioativos.

Aeroporto

Re-confirme o vôo de ida ou volta 24 horas antes do horário previsto para o embarque

Chegue ao aeroporto com antecedência

Nunca deixe bagagem desacompanhada

No aeroporto, não aceite pedidos para levar encomendas

Dinheiro

O cartão de crédito é o seu segundo passaporte. Sem ele é difícil alugar um carro, fazer o check in em hoteis, liberar o frigobar ou desbloquear o telefone do quarto.

Evite carregar notas de valores altos. Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar

Pacotes

Confira nos vouchers os dados e serviços solicitados

Se um serviço incluso no pacote não acontecer, tome as providências necessárias mas peça recibo para reembolso.

Leia com atenção as condições gerais do pacote

Hotéis

Lembre-se que o horário de entrada ( check in ) é em geral as 14:00hs e de saída (check out ) é 12:00hs

Se fizer ligações telefônicas do quarto será cobrada uma taxa.

Guarde dinheiro e objetos de valor no cofre do hotel.

Carros

Verifique marca e modelo antes de reservar, pois quanto mais simples o modelo, menos você vai gastar.

Faça sempre o seguro, pois em caso de acidente você também poderá ser responsabilizado pelo lucro cessante.

Abasteça fora da locadora, o combustivel nos postos em geral é mais barato que a taxa cobrada pela locadora.

Passeios

Quando sair, não esqueça de levar o telefone e endereço do hotel.

Em geral nos hotéis é possível adquirir passeios previamente organizados para os principais pontos turisticos

Em alguns países o leasing (arrendamento) de um carro zero-quilômetro é mais barato do que o aluguel. Mas isso só vale para períodos de quinze dias ou mais.

Saúde

Sempre é conveniente fazer um seguro saúde.

Saiba com antecedência que tipo de vacinas deverá tomar e consulte seu médico.

Leve na bagagem de mão material de primeiros socorros e remédios que esteja usando.

Primeiros Socorros:

Os acidentes cotidianos de menos gravidade podem, em sua maioria, ser tratados com técnicas simples de primeiros socorros. Mas devemos estar preparados para enfrentar a possibilidade de um acidente mais sério, que exige tratamento de emergência. Saber avaliar rápida e corretamente o que deve ser feito é crucial, principalmente no caso de uma localidade deserta, ou sem ninguém apto aos primeiros socorros por perto. Também é importante saber o que fazer em primeiro lugar, para isso confira os procedimentos de emergência (logo abaixo). Em qualquer situação, o objetivo dos primeiros socorros é salvar a vida, impedir o agravamento dos ferimentos ou do estado da vítima e promover sua recuperação, e em seguida levá-la ao hospital mais próximo. Em geral, a forma mais rápida de obter socorro médico é você mesmo levar a vitima de carro até o pronto-socorro mais próximo. No entanto, NUNCA transporte você mesmo a vitima em qualquer uma das seguintes situações abaixo:

Se há suspeita de lesão da coluna e/ou qualquer fratura que torne desaconselhável transportar a vitima sem maca (por exemplo uma perna quebrada).

Se você estiver sozinho, e a pessoa precisa de supervisão constante porque esta muito mal ou inconsciente. Em caso como esse, ou se você não tem carro para transportar a pessoa, chame imediatamente uma ambulância. Se você esta muito longe de um hospital, telefone para um médico e peça ajuda.

Dicas diversas

Use roupas discretas. Chamar pouca atenção evita pequenos assaltos e outros incômodos.

Tenha sempre à mão o nome, o endereço e o telefone do hotel no qual está hospedado.

Evite andar sozinho à noite e não entre em bares, boates ou lugares suspeitos.

Não coma alimentos de origem duvidosa e não beba água ou gelo de torneira se não tiver certeza de que são puros.

Não empolgue-se com a comida regional. Lembre-se sempre de que o seu estômago está acostumado com outro tipo de alimentação. Experimente de tudo, mas com moderação.

Esteja sempre com seu roteiro em mãos para evitar atrasos e não atrapalhar a viagem dos outros que estão com você.

PORTUGAL- LISBOA.

Lisboa

Miradouro de São Pedro de Alcântara, Bairro Alto

Giríssima, ó pá

Linda, inteiramente restaurada e civilizada como nunca, a cidade não deixa dúvida de que Portugal voltou a fazer parte da Europa. Tudo o que há 25 anos podia parecer pobreza ou subdesenvolvimento hoje é puro charme e personalidade.

Se você deixar a implicância de brasileiro em casa, pode ver Lisboa como quem vê Praga: uma cidade bonita de um jeito que normalmente não se permite a uma cidade fora da Itália. (E os preços também são de Leste Europeu.)

Suba em todos os miradouros, vá aos novos museus de Belém (a Coleção Berardo e o Museu do Oriente), caia na noite do Bairro Alto, atravesse o Tejo para ver o skyline de Lisboa da outra margem, dê um pulinho no Oceanário, passe um dia nas alturas em Sintra – e coma muitos pastéis de nata por mim, se faz favor.

 

Quando ir

Ocenário de Lisboa

Não há época desaconselhável para ir a Lisboa.

Seus invernos são amenos em comparação ao norte da Europa (pense em temperaturas mínimas de 8 graus) – e bem menos chuvosos do que no norte de Portugal.

Julho e agosto são muito quentes (com máximas em torno de 30 graus), mas nada que você nunca tenha vivido num verão brasileiro. A vantagem é que quase não chove.

O clima ideal para turistagem é o no fim da primavera (maio/início de junho) e no começo do outono (meados de setembro/começo de outubro), quando os termômetros dificilmente marcam abaixo de 15 graus, e as chuvas, moderadas, não chegam a atrapalhar.

Como chegar

Rua Augusta

A TAP voa sem escalas de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. Todas as outras companhias européias levam à cidade com apenas uma conexão.

Vindo do exterior, esqueça o trem. Os trilhos são úteis apenas para viajar por Portugal. A ligação com Madri é lenta e tem apenas uma freqüência noturna. Tampouco há trens que conectem o Algarve à Andaluzia (neste caso, venha de ônibus).

As cias. low-cost que servem Lisboa são a Vueling, a easyJet, a Air Berlin e a GermanWings. A Ryanair opera no Porto. Antes de comprar low-cost, orce incluir Lisboa na sua passagem transatlântica e confira os preços das cias. convencionais.

Onde ficar?

Terraço do Bairro Alto Hotel, Chiado

Na minha opinião, a região entre o Chiado e o iniciozinho da avenida Liberdade é a mais interessante – supercentral para a turistagem e próxima à noite do Bairro Alto.

O máximo aonde eu chegaria –.e se os preços estiverem convidativos – é ao final da avenida, à altura da rótula do Marquês do Pombal. Quem fica por ali está a duas estações de metrô de Restauradores, na entrada do centro (de onde o elevador da Glória leva ao Bairro Alto).

A Baixa é bem localizada e tem hotéis baratos, mas à noite fica vazia e mal-encarada. Os hotéis da região do Parque Eduardo VII ficam um pouco longe pro meu gosto. Se vai alugar apê, procure no Príncipe Real.

Daqui pra onde?

Palácio da Pena, Sintra

Lisboa é excelente base para bate-voltas. De trem, em meia hora você chega a Sintra ou Cascais. De ônibus dá para ir a Óbidos (1h), Évora (1h45),Fátima (1h30), aos mosteiros daBatalha (2h) e de Alcobaça (2h).

Portugal é perfeito para percorrer de carro. Alugue nos últimos dias da estada em Lisboa, faça os bate-voltas, e depois continue para o norte (Coimbra, Hotel do Bussaco, Aveiroantes do Porto) ou para o sul (onde se destaca o AlentejoÉvora, Marvão,Monsaraz).

Do norte você pode emendar à Espanha (La Coruña, Santiago de Compostela). A Madri ou Barcelona, vá de avião. A Sevilha, vá de trem a partir de Madri ou de ônibus saindo do Algarve (Albufeira, Portimão ou Faro).

Sintra - Portugal

A pequena cidade de Sintra tem 23 mil habitantes e no seu auge era o local preferido de veraneio dos reis portugueses. O centro histórico é cheio de agradáveis restaurantes e vielas estreitas. É nele também que fica o Palácio Nacional de Sintra, que chama a atenção por suas enormes chaminés gêmeas. As outras atrações da cidade ficam mais distantes do centro e para visitar tudo o ideal é alugar um carro já que Sintra é repleta de colinas e fazer todo o trajeto a pé além de tomar muito tempo é bastante cansativo. Outra opção bem mais charmosa é conhecer a cidade em deliciosos passeios de charrete ou a cavalo.

Sobre duas colinas, o Palácio dos Mouros sempre imponente

Sobre duas colinas, o Palácio dos Mouros sempre imponente

O Palácio Nacional de Sintra é considerado a mais importante construção áulico-realenga de Portugal e foi erguido em duas etapas. A primeira no reinado de D. João I, no final do século XIV, responsável pelo corpo central do edifício, e a segunda no reinado de D. Manuel I, que ampliou a obra e enriqueceu seu interior. Atualmente o Palácio Nacional possui a mais significativa coleção de azulejos mudéjares do mundo, herança dos mouros, povo do norte da África que por muito tempo viveu nestas terras. Além dos reis que passavam o verão no Palácio, figuras ilustres como os escritores Luís de Camões e João de Barros também se hospedaram aqui. O Paço Real, como também é conhecido, tornou-se refúgio de verão preferido pela Corte e continuou sendo usado como residência da realeza até 1880.

A arquitetura de Sintra e seu forte estilo manuelino

A arquitetura de Sintra e seu forte estilo manuelino

Mas o Palácio também traz histórias macabras, como a do rei Afonso VI que viveu durante nove anos preso em um dos cômodos enquanto seu irmão Dom Pedro lhe roubava o trono e a esposa, alegando que Afonso VI era louco. Hoje em dia paira a dúvida se Afonso VI era realmente louco ou se seu irmão é que era louco de esperto. Seja como for, as grades na janela continuam no mesmo lugar e podem ser vistas pelo turista.

As chaminés gêmeas marcam o Palácio Nacional

As chaminés gêmeas marcam o Palácio Nacional

Além do Palácio Nacional de Sintra, atrações como o Palácio da Pena (construído no século XIX para Ferdinando, rei consorte de Maria II), o Castelo dos Mouros (do século VIII) e a Quinta da Regaleira formam o principal circuito turístico da cidade. A arquitetura destes prédios é caracterizada pelo estilo mourisco. Os riquíssimos azulejos dos séculos XVI-XVII pintados à mão estão presentes em quase todas as paredes.

Na Quinta da Regaleira, um banquete para os olhos

Na Quinta da Regaleira, um banquete para os olhos

O Palácio Nacional da Pena fica no alto da Serra de Sintra e o acesso é feito de carro até uma etapa e o restante do percurso em um ônibus da empresa privada que toma conta do local. Em estilo romântico português e de grande importância histórica, abriga hoje em dia concertos de música clássica e exposições.

O colorido se espalha por toda a cidade, inclusive nos telhados

O colorido se espalha por toda a cidade, inclusive nos telhados

Construído no século VIII pelos mouros, durante sua ocupação, o Castelo dos Mouros está sobre dois cumes da Serra de Sintra. Conquistado definitivamente, depois de várias tentativas, por D. Afonso Henriques, em 1147, ali foi construída a primeira capela cristã do Conselho, dedicada a São Pedro. Para visitar o local é preciso fazer caminhadas que levam em média 40 minutos entre os bosques de Sintra. Roupas e sapatos confortáveis ajudam na caminhada.

O Palácio e Quinta da Regaleira são formados por jardins, poços, torres, lagos, estátuas e grutas, considerados pelos portugueses componentes de um percurso alquímico e sagrado.

Desde 1995, a cidade é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

na internet: www.cm-sintra.pt , www.parquesdesintra.pt

Santuário de Fátima, Abadia em Batalha e Pegadas de Dinossauros

São poucos quilômetros de distância que separam três lugares interessantíssimos em Portugal: a encantadora Abadia dominicana de Santa Maria da Vitória, em Batalha, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e o povoado de Bairro, onde ficam as Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire. Fátima, Batalha e Bairro ficam entre Coimbra e Lisboa. No caminho, preste atenção ao solo calcário da região e à área de plantação de oliveiras.

O gótico Portal Manuelino que leva às Capelas Inacabadas, em Batalha

O gótico Portal Manuelino que leva às Capelas Inacabadas, em Batalha

Batalha:

Contornos da Abadia Santa Maria da Vitória, construída com pedras de calcário

Contornos da Abadia Santa Maria da Vitória, construída com pedras de calcário

A pequena cidade de Batalha abriga uma obra fantástica da arquitetura gótica portuguesa: a Abadia dominicana de Santa Maria da Vitória. O monastério de calcário foi erguido (a partir de 1388) para celebrar a vitória de João I em Aljubarrota (batalha que lhe valeu o trono), em 1385. João I, sua mulher inglesa, Filipa de Lancaster, e o filho, Henrique, o Navegador, repousam na Capela do Fundador.

A imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, em Fátima

A imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, em Fátima

Mas, mais interessante do que a igreja, são as chamadas Capelas Inacabadas, que ficam em um anexo nos fundos. O rei Duarte, irmão de João, iniciou o mausoléu octogonal para a casa real de Avis. O projeto foi retomado e depois abandonado por Manuel I. O lugar não possui telhado e é de uma riqueza de detalhes impressionante. As Capelas Inacabadas guardam os túmulos de alguns nobres portugueses. O Portal Manuelino, que leva às Capelas Inacabadas, é belíssimo. Sem dúvida, vale a pena uma visita!

Peregrinos pagam suas promessas de joelhos ao longo da passarela até a Capela

Peregrinos pagam suas promessas de joelhos ao longo da passarela até a Capela

Fátima:

As incríveis pegadas de dinossauros deixadas há 175 milhões de anos na Serra de Aire

As incríveis pegadas de dinossauros deixadas há 175 milhões de anos na Serra de Aire

Fátima é um lugar que atrai muitos brasileiros. São muitas as famílias que têm devoção por Nossa Senhora de Fátima e este fenômeno talvez seja cultural, já que nossa proximidade dos portugueses é grande. A Virgem apareceu para três pequenos pastores em 13 de maio de 1917 na Oca da Iria. Lucia de Jesus e os irmãos Jacinta e Francisco Marto, então com 10, 9 e 7 anos respectivamente, viram Maria juntos em seis ocasiões. Os dois menores morreram santamente poucos anos depois. Lucia é freira carmelita e continua viva, dividindo com o Papa João Paulo II o Terceiro Segredo de Fátima.

Dia e noite, pessoas chegam a Fátima para pagar as suas promessas. A maior parte faz sua peregrinação de joelhos por uma trilha que inicia ainda fora do Santuário e segue até a Capela da Aparição. São mulheres e homens acompanhados por seus familiares ou solitários, alguns carregam os filhos no colo durante o trajeto.

A Capela das Aparições fica à esquerda do Santuário e está sempre cheia de fiéis. A imagem de Nossa Senhora foi colocada no exato local onde ela teria aparecido em 1917. No alto, mais ao centro, foi construída uma igreja onde estão os corpos dos irmãos pastores Jacinta e Francisco. As duas crianças já foram proclamadas beatas pelo Papa João Paulo II, um dos passos para que se tornem santos. Ao lado do túmulo de Jacinta, há outro vazio. Provavelmente deve receber o corpo de Lucia.

na internet: www.rt-leiriafatima.pt

Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire:

A 10 quilômetros de Fátima, a localidade de Bairro, na Serra de Aire, guarda um tesouro: o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros. As marcas são um importante registro fóssil do período Jurássico e de alguns dos maiores seres que já povoaram o planeta: os dinossauros saurópodes (herbívoros). Essas marcas foram deixadas no local há 175 milhões de anos. Há poucos anos, no local funcionava uma pedreira e em 4 de julho de 1994 um pesquisador fez a descoberta das pegadas.

Antes de desbravar a pé o parque, é apresentado um vídeo que explica a importância do lugar. Fazendo a visita é possível entender como as marcas ficaram registradas no local até hoje. As pegadas foram deixadas pelos animais numa superfície lamacenta, a invasão das águas permitiu a acumulação de sedimentos que protegeram as marcas e esses sedimentos endureceram dando origem a uma camada de rochas.

Uma trilha de cerca de 1,2 km permite observar as pegadas do alto e depois se caminha lado-a-lado com elas, algumas ficam mesmo na trilha por onde os visitantes passam. Realmente é incrível observar os rastros deixados pelos dinossauros. Do alto, é necessária certa atenção para conseguir observar as pegadas, já que elas não são grandes. Mas depois que se consegue identificar um dos trilhos é fascinante.

Segundo os especialistas, essas marcas são muito nítidas se comparadas a outras encontradas pelo mundo. O parque é protegido pelo governo português.

Mais informações podem ser obtidas pela internet no site: www.pegadasdedinossaurios.org

LISBOA! Grande Metrópole com o doce ar de Cidade Pequena.

 

A capital portuguesa é uma mistura de cidade pequena e metrópole. Bem no centro de Lisboa, é comum encontrar ruas espremidas e casarios antigos com as tradicionais roupas penduradas nos varais, lençóis gigantescos, camisas, calças, toalhas... O bairro da Alfama, por exemplo, tem um colorido inconfundível que é a cara de Portugal. Por outro lado, também é uma cidade ampla, com ruas largas, praças, parques e construções modernas. O interessante é conhecer esses dois lados de Lisboa e entender um pouco este estilo de vida, bastante diferente do restante da Europa e muito semelhante ao nosso.

A Torre de Belém foi erguida para ser uma fortaleza no meio do Tejo

A Torre de Belém foi erguida para ser uma fortaleza no meio do Tejo

A cidade é repleta de atrações. Em Belém, a famosa Torre de Belém às margens do rio Tejo é belíssima tanto durante o dia, quanto à noite. Encomendada por Manuel I, a torre foi erguida para ser uma fortaleza no meio do Tejo a partir de 1515. A construção situava-se, no passado, mais distante da costa e era um marco para os navegadores que regressavam a Lisboa. A Torre de Belém tornou-se símbolo da era expansionista de Portugal.

Monumento aos Descobrimentos, em homenagem a Henrique, o Navegador

Monumento aos Descobrimentos, em homenagem a Henrique, o Navegador

Seguindo ainda pela margem, encontra-se o avião usado por Gago Coutinho na primeira travessia do Oceano Atlântico. Mais adiante fica o Monumento aos Descobrimentos, construído em 1960 para homenagear os 500 anos da morte do patrono dos navegadores, conhecido como Henrique, o Navegador. Ele é representado pela primeira escultura do monumento. Na face leste, é possível ver Vasco da Gama (o terceiro) e Pedro Álvares Cabral (o quinto, que está com a barba mais longa). No chão um enorme painel mostra as rotas dos descobrimentos dos portugueses nos séculos XV e XVI.

O mosteiro dos Jerônimos, ápice da arquitetura manuelina

O mosteiro dos Jerônimos, ápice da arquitetura manuelina

Ainda em Belém, há o Museu Nacional dos Coches (que abriga as carruagens do período monárquico português), o Museu da Marinha (dentro do Mosteiro dos Jerônimos) e o próprio mosteiro, uma construção considerada o ápice da arquitetura manuelina. O mosteiro foi erguido a partir de 1501, após o retorno de Vasco da Gama das Índias, e financiado, em grande parte, pelos lucros do comércio de especiarias, pedras preciosas e ouro. É nele que estão os túmulos do navegador Vasco da Gama e de algumas pessoas da família real portuguesa, entre eles o do rei Manuel I e o de sua esposa Dona Maria.

Uma delícia legitimamente portuguesa, os tradicionais pastéis de Belém

Uma delícia legitimamente portuguesa, os tradicionais pastéis de Belém

Na rua de Belém, a poucos metros do Mosteiro dos Jerônimos, fica a famosa confeitaria Pastéis de Belém que desde 1837 produz os legítimos pastéis homônimos, um doce que não tem nada a ver com os nossos pastéis brasileiros, mas que é uma delícia. Parece uma empada folhada recheada com creme de baunilha, servida com um toque de canela. O lugar é concorridíssimo e vende diariamente mais de 10 mil pastéis. Inacreditável! Realmente é muito gostoso, vale a pena provar...

O Arco do Triunfo, na Praça do Comércio, uma grandiosa porta de entrada da cidade de Lisboa, à beira do rio Tejo

O Arco do Triunfo, na Praça do Comércio, uma grandiosa porta de entrada da cidade de Lisboa, à beira do rio Tejo

A Praça do Comércio, também conhecida entre os lisboetas como Terreiro do Paço, abrigou durante 400 anos o palácio real. Manuel I transferiu a residência real do Castelo de São Jorge para esse local em 1511. O primeiro palácio acabou destruído no terremoto de 1755 que devastou várias cidades, mas a mais atingida foi Lisboa. Três tremores de terra reduziram grande parte da cidade a ruínas. Além disso, incêndios e inundações provocadas por grandes ondas formadas no rio Tejo foram responsáveis pela morte de cerca de 15 mil lisboetas. Carvalho e Melo restaurou a ordem e iniciou o planejamento de reconstrução do país. Sua inegável eficiência lhe proporcionou um enorme prestígio político, recebendo mais tarde o título de Marquês de Pombal. Uma belíssima praça em Lisboa leva o nome do marquês.

Voltando à Praça do Comércio, outro palácio foi construído no lugar do que foi demolido. O lugar era uma grandiosa porta de entrada da cidade de Lisboa, à beira do rio Tejo, usada pela realeza e por embaixadores. Foi aqui que em 1908 o rei Carlos e seu filho Luís Felipe foram assassinados. A praça também foi palco do primeiro levante que resultou na Revolução dos Cravos, movimento armado que pôs fim ao governo de Marcelo Caetano, sucessor do ditador Salazar que ficou 40 anos no poder.

Comece um passeio pelo centro de Lisboa pelo Arco do Triunfo, na Praça do Comércio (mais detalhes sobre a praça ver em Lisboa (parte I). Siga pela rua Augusta até a Praça do Pedro IV, também chamada de praça do Rossio. Neste caminho, você encontrará a poucos metros à direita ruas que levarão até a Sé (catedral de Lisboa, construída em 1150 para o primeiro bispo de Lisboa). Seguindo algumas quadras, à esquerda, fica o belo Elevador Santa Justa (parecido com o elevador Lacerda, que existe em Salvador na Bahia). Passeie calmamente pelos bairros do centro da cidade, como a Baixa, o Bairro Alto e o Chiado (bairro elegante, onde os lisboetas mais abastados fazem as suas compras).

Um fim de tarde na Praça Pedro IV, também chamada de Praça do Rossio

Um fim de tarde na Praça Pedro IV, também chamada de Praça do Rossio

Da Praça da Figueira é possível observar o Castelo de São Jorge no alto. Ele que já foi a moradia dos monarcas portugueses, serviu mais tarde como teatro, prisão e arsenal. Depois do terremoto de 1755, o castelo ficou em ruínas tendo sido reconstruído a partir de 1938.

O elevador Santa Justa, no centro antigo de Lisboa

O elevador Santa Justa, no centro antigo de Lisboa

O Museu Nacional do Azulejo funciona no Convento Madre de Deus e apresenta painéis decorativos, azulejos individuais e fotografias que abordam a técnica, uma herança dos mouros, desde a sua introdução, passando pela influência espanhola até o desenvolvimento de estilos tipicamente portugueses.

Oceanário de Lisboa, o segundo maior do mundo

Oceanário de Lisboa, o segundo maior do mundo

O Parque das Nações é um grandioso complexo criado para a Expo 98 (última exposição mundial do século XX) e abriga o Oceanário de Lisboa, o segundo maior do mundo, entre outras atrações. O lugar é incrível!!! Permite que o visitante se sinta um exímio mergulhador explorando os oceanos.

Detalhes da impressionante Estação Oriente, no Parque das Nações

Detalhes da impressionante Estação Oriente, no Parque das Nações

Para ver e conhecer os 15 mil animais e plantas de mais de 450 espécies diferentes é preciso pelo menos duas horas. Logo na entrada, se vê um grande aquário chamado “oceano global” (que pode ser visto de qualquer ponto do oceanário), com 5 milhões de litros de água salgada. O aquário gigante abriga animais de grande porte e velocidade, como raias, tubarões de dar medo e peixes de cardume como cavalas e xaréus. Para sustentar tanta água, a parede de acrílico tem 27 centímetros de espessura. O interessante é observar esses animais por alguns minutos. É fascinante...

O sistema de transporte de Lisboa não pode ser considerado um dos melhores da Europa, já que a rede de metrô é pequena e os ônibus e bondes não costumam respeitar horários. Mas de qualquer forma é a maneira mais cômoda para se conhecer a cidade.